O falecimento de um ente querido é um momento difícil e doloroso, e saber o que fazer pode ajudar a tornar esse processo menos estressante. Este é o primeiro conteúdo de uma série onde abordaremos as 115 providências a serem tomadas quando ocorre um falecimento. Hoje, focaremos em um dos primeiros passos: as pessoas e locais que precisam ser informados.
O médico deve ser um dos primeiros a ser informado, especialmente se o falecimento ocorrer em casa ou fora de um hospital. O profissional de saúde confirmará o óbito e emitirá a Declaração de Óbito, documento essencial para os trâmites seguintes.
Em situações onde a morte ocorre de forma inesperada, violenta ou em circunstâncias suspeitas, é necessário acionar a polícia. Eles investigarão o caso e, se necessário, acionarão o Instituto Médico Legal (IML) para realizar a perícia e liberar o corpo.
Informar um agente funerário de confiança é crucial para iniciar os procedimentos necessários para o velório e o sepultamento ou cremação. Eles cuidarão da preparação do corpo, da documentação e da organização da cerimônia fúnebre.
Após definir os detalhes com o agente funerário, é importante entrar em contato com o cemitério para agendar data, horário e local do sepultamento. Caso a família opte pela cremação, não é necessário ir ao cemitério, tudo se resolve na empresa funerária.
É importante informar imediatamente os parentes mais próximos, que devem estar cientes do falecimento para participar das decisões e organizar a despedida. Eles também ajudarão a compartilhar a notícia com outros membros da família.
Avisar os amigos do falecido permite que eles possam prestar suas homenagens e participar do velório e sepultamento. Essa rede de apoio é fundamental para o conforto emocional durante esse momento difícil.
Se o falecido estava empregado, é necessário informar o empregador. Além de comunicar o ocorrido, é importante verificar questões relacionadas ao desligamento formal, benefícios e seguros que possam estar envolvidos.
A pessoa que está cuidando das providências também deve informar seu próprio empregador sobre a situação. Isso garante que ela possa ausentar-se do trabalho para resolver todas as questões sem preocupações adicionais.
As seguradoras que oferecem cobertura de vida, saúde, ou outras apólices em nome do falecido devem ser informadas o mais rápido possível. A comunicação é necessária para acionar os seguros e garantir que os benefícios sejam liberados para os beneficiários.
O advogado e o contador do falecido devem ser informados para tratar das questões legais e financeiras, como a abertura do inventário, resolução de dívidas, e organização dos bens e direitos do falecido.
Se o falecido era praticante de alguma religião, informar a igreja ou o líder religioso pode ser importante para realizar cerimônias de acordo com suas crenças e tradições.
Se o falecido tinha filhos em idade escolar, a escola deve ser informada para que possam oferecer apoio psicológico, adaptar o cronograma acadêmico das crianças, e permitir que a família tenha o tempo necessário para lidar com a perda.
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